Filosofia 7º ANO - TEXTOS / VÍDEOS


"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo"

 (Merleau - Ponty)



7º ANO - FILOSOFIA ROMANA

1º BIMESTRE e 2º BIMESTRE

O Império Romano - Tv Escola

Série "Grandes Civilizações" produzido pela Tv Escola.


Parte 1


Parte 2





TRABALHO DO 2º BIMESTRE ( 60 PTS )

LINK: 
http://kdvc-amigo.blogspot.com.br/p/trabalhos-e-pesquisas-filosofia.html




































3º BIMESTRE

PATRÍSTICA


"A fé em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platônica"

Desde que surgiu o cristianismo, tornou-se necessário explicar seus ensinamentos às autoridades romanas e ao povo em geral. Mesmo com o estabelecimento e a consolidação da doutrina cristã, a Igreja católica sabia que esses preceitos não podiam simplesmente ser impostos pela força. Eles tinham de ser apresentados de maneira convincente, mediante um trabalho de conquista espiritual.
Foi assim que os primeiros Padres da Igreja se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e a revelação cristãs. O conjunto desses textos ficou conhecido como patrística por terem sido escritos principalmente pelos grandes Padres da Igreja.

Uma das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais. Esse projeto de conciliação entre o cristianismo e o pensamento pagão teve como principal expoente o Padre Agostinho.

"Compreender para crer, crer para compreender". (Santo Agostinho)

 

  ESCOLÁSTICA


"Os caminhos de inspiração aristotélica levam até Deus".

No século IX, Carlos Magno resolveu organizar o ensino por todo o seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas. A cultura greco-romana, guardada nos mosteiros até então, voltou a ser divulgada, passando a ter uma influência mais marcante nas reflexões da época. Era a renascença carolíngia.

Tendo a educação romana como modelo, começaram a ser ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica e dialética (o trivium ) e geometria, aritmética, astronomia e música (o quadrivium ). Todas elas estavam, no entanto, submetidas à teologia.

A fundação dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir uma produção filosófico-teológica denominada escolástica (de escola).

A partir do século XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descoberta de muitas obras de Aristóteles, descobertas até então, e à tradução para o latim de algumas delas, diretamente do grego.

A busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entanto, como problema básico de especulação filosófica. Nesse sentido, o período escolástico pode ser dividido em três fases:

Primeira fase - (do século IX ao fim do século XII): caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e razão.

Segunda fase - (do século XIII ao princípio do século XIV): caracterizada pela elaboração de grandes sistemas filosóficos, merecendo destaques nas obras de Tomás de Aquino. Nesta fase, considera-se que a harmonização entre fé e razão pôde ser parcialmente obtida.

Terceira fase - (do século XIV até o século XVI): decadência da escolástica, caracterizada pela afirmação das diferenças fundamentais entre fé e razão.


A Filosofia Árabe

Tal como os filósofos cristãos, também os árabes, tentaram conciliar o conteúdo da revelação com a filosofia. Pretendiam perpassar a obscuridade da fé com a luz da razão natural. O pensamento rígido do Corão e dos tradicionalistas chocou muitas vezes com a cosmovisão platónica e aristotélica, sobretudo nas concepções da criação e da ação divina sobre o mundo. 
Os árabes tiveram contacto com a filosofia grega através dos territórios conquistados onde predominava a cultura helénica e assim conheceram obras gregas no campo da medicina, matemática e filosofia. Através da traduções feitas pelos judeus de Espanha dos comentadores de Aristóteles (Averróis), os europeus puderam conhecer a maior parte do corpus aristotelicum, que era desconhecido até então. O que mais se conhecia de Aristóteles era somente a lógica, depois, através dos comentadores árabes, juntou-se a metafísica (
É um campo da Filosofia que se preocupa com a essência das coisas tipo: o que é real, o que é natural, e o que é sobrenatural. Ocupa-se também da relação do homem com a sua própria existência e a sua relação com o Tempo, Espaço, Causalidade e Possibilidade), a física, a ética e a psicologia. 
Os maiores filósofos árabes conhecedores de Aristóteles e que influíram profundamente sobre o Ocidente latino-cristão, foram Avicena ( 980 d.C.- 1037 ) e  Averróis ( 1126 – 1198 ).





TRABALHO PARA CASA INDIVIDUAL - FILOSOFIA – 7º ANO 

(7º Ano)

Trabalhos – 30 Pts




TEMA: A FILOSOFIA ÁRABE



( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência   parte 1 e 2 )     




1) Os Califas Islâmicos governavam um vasto território. Eles sabiam que o poder político e conhecimento científico andavam de mãos dadas. No Séc. VIII d.C. o Califa Abdul Malik criou uma reforma para facilitar a aquisição do conhecimento, inclusive incentivando um idioma uniforme. (2,5 pts cada)



a)  Que idioma foi esse?



       b)  Que livro serviu de inspiração para que esse idioma fosse implantado em todo território?  



2)   Explique segundo o vídeo, o que foi o “MOVIMENTO DE TRADUÇÃO”: (10 pts)



3) Ainda segundo o vídeo, diz a história, que o Califa Al-Mamun estava tão obcecado em busca do conhecimento que enviou seu mensageiros de Bagdá para terras distantes, só para pegar livros que ele não tinha, para incluí-los no movimento de tradução. De que forma o Califa Al-Mamun recompensava os mensageiros que conseguiam esses livros? (5 pts)



4) “Para muitos da elite dominante do império Islâmico, o próprio conhecimento tinha objetivo de auto benefício”.  Explique segundo o vídeo: (10 pts)







*** OBSERVAÇÃO: ESTE TRABALHO SERÁ ANEXADO A PROVA. ***

O VÍDEO FOI APRESENTADO DURANTE A AULA E ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK ACIMA

( kdvc-amigo.blogspot.com.br )


 “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” 
Mahatma Gandhi




























































4º BIMESTRE




TRABALHO - FILOSOFIA – 7º ANO - 4º BIMESTRE - ( 60 Pts )

William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.

FILME “O Clube do Imperador”, RESPONDA:

1 - A escola, St. Benedict’s, onde o professor dava aulas usava uma filosofia de ensino baseada principalmente nos ensinamentos dos grandes pensadores gregos e romanos. Era uma escola tradicional americana que recebia filhos de grandes nomes da sociedade norte-americana. O colégio tem como lema “o fim depende do começo”. Na sua opinião o que esta afirmação quer dizer? ( 20 pts )
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2 – Em todas as aulas, era levantada a questão do caráter, pois esse é o valor que mais importa para conquistar tudo o que deseja, levando, assim, uma vida digna e saudável. Explique com suas palavras o que quer dizer a seguinte afirmação. "o caráter de um homem é o seu destino" Heráclito ( 20 pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Escreva o que você entendeu sobre a seguinte frase: “Ambição e conquista sem contribuição não tem significado”. ( 20 pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Link do Filme “O Clube do Imperador”:

https://www.youtube.com/watch?v=0sIXdfWwMEE









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