"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo"
(Merleau - Ponty)
(7º Ano)

3º BIMESTRE
TEMA: A FILOSOFIA ÁRABE
( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência parte 1 e 2 )
ANOTAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO
·
Os Califas
Islâmicos governavam um vasto território. Eles sabiam que o poder político e
conhecimento científico andavam de mãos dadas. No Séc. VIII d.C. o Califa Abdul
Malik criou uma reforma para facilitar a aquisição do conhecimento, inclusive
incentivando um idioma uniforme.
a) Que idioma foi esse? ÁRABE
b) Que livro serviu de inspiração para que esse idioma
fosse implantado em todo território? O ALCORÃO
ou CORÃO
·
O que foi o
“MOVIMENTO DE TRADUÇÃO”:
Foi a busca
do conhecimento em todas as bibliotecas do mundo atrás de manuscritos científicos
e filosóficos em qualquer idioma, para a elite dominante do império Islâmico.
·
Ainda segundo o
vídeo, diz a história, que o Califa Al-Mamun estava tão obcecado em busca do
conhecimento que enviou seu mensageiros de Bagdá para terras distantes, só para
pegar livros que ele não tinha, para incluí-los no movimento de tradução.
O critério que o Califa Al-Mamun usava
para recompensava os mensageiros que
conseguiam esses livros?
PAGAVA O PESO DOS LIVROS EM OURO
·
“Para muitos da
elite dominante do império Islâmico, o próprio conhecimento tinha objetivo de autobenefício”.
MOSTRAVA A
NOVA SUPERIORIDADE DO IMPÉRIO
SOBRE O
RESTO DO MUNDO
TRABALHO FINAL
4º Bimestre
ÉTICA
Valor = 100 pts
A ética está associada ao
estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em
sociedade. A palavra “ética” vem do
Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
- Os alunos serão dividido em grupos de seis ( 6 );
- Os grupos já determinados vão escolher os vídeos por sorteio e apresentar em trabalho escrito, o tema da história, a onde foi aplicada a "ÉTICA" ou "NÃO" e a CONCLUSÃO DO GRUPO SOBRE O TRABALHO;
- Cada grupo vai escolher um número que representa um determinado vídeo, que trata sobre o tema abortado;
- Apresentação: 17 e 18/11/2016
- Entrega do trabalho escrito para o professor no dia da apresentação com o nome dos componentes do grupo ( Não esquecer a conclusão do trabalho );
VÍDEO 01
VÍDEO 02
VÍDEO 03
VÍDEO 04
VÍDEO 05
VÍDEO 06
VÍDEO 07
VÍDEO 08
BOM TRABALHO !!!
7º ANO - FILOSOFIA ROMANA
1º BIMESTRE e 2º BIMESTRE
O Império Romano - Tv Escola
Série "Grandes Civilizações" produzido pela Tv Escola.
Parte 1
Parte 2
3º BIMESTRE
ANO 2016
** O RENASCIMENTO REVISITADO PELOS ALUNOS **
(DISCIPLINAS: HISTÓRIA, ARTE, CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, FILOSOFIA, ESPANHOL.)
Metodologia (o
que fazer?)
Deverá ser feita uma pesquisa
escrita com apresentação final sobre o Renascimento cultural e científico.
Seguindo os critérios.
A – Pesquisa:
1. Definição,
contextualizar o movimento (data e local de início).
2. Quais
condições da Itália ser a origem do Renascimento?
3. Quais
mudanças o Renascimento provocou no pensamento do homem medieval? Relacionar
teocentrismo e antropocentrismo.
4. Quem foram os
mecenas?
5. Quais
características do Movimento Renascentista?
B – O trabalho escrito deverá
conter:
Capa
Introdução
Desenvolvimento
Relatório com
comentários:
*Cada aluno deve fazer um comentário pessoal escrito
sobre o tema pesquisado (no mínimo 05 linhas). Esse comentário deverá ser feito
em português e espanhol)
* Não vamos corrigir cópia de internet = zero
*Faça uso das suas palavras, o trabalho é autoral.
*Pode fazer citações de outros autores ou sites,
colocando as referências.
Formatação:
*Fonte: Arial
*Tamanho: Corpo 12 / títulos: 14
APRESENTAÇÃO
Será organizada
uma culminância para apresentações dos temas diferentes por grupos.
Os seguintes aspectos devem
estar presentes na apresentação (tema 1 ao 5) e na elaboração do trabalho:
1.
Informar como cada área estava organizada antes
do Movimento Renascentista (ou seja, na Idade Média), e explicar o que o
Renascimento trouxe de novo para o tema.
A- Quais os seus principais representantes? (Podem
citar vários, mas deverão escolher no mínimo 02 nomes para apresentar mais profundamente).
* Nome do renascentista.
* Ano e cidade em que ele viveu.
* Quais as principais obras dos dois representantes
escolhidos.
*Quando e onde foi produzida? Onde essa obra se
localiza atualmente?
* Como estas obras expressam o espírito renascentista?
* Qual a contribuição para o mundo contemporâneo
TEMAS :
GRUPO
|
Tema/
área de conhecimento
|
Representantes
|
Renascimento
|
O tema Renascimento será a Introdução de
TODOS os grupos na apresentação.
|
|
1
|
Pintura
|
Leonardo da Vinci/ Rafael Sanzio/
Michelangelo Buonarroti
|
2
|
Escultura e Arquitetura
|
Donatello/ Michelangelo Buonarroti
Bramante/ Filippo Brunelleschi
|
3
|
Literatura
|
Shakespeare/ Miguel de Cervantes/ Luiz
de Camões / Erasmo de Roterdã
|
4
|
Astronomia
|
Nicolau Copérnico/ Johannes Kepler/
Galileu Galilei.
|
5
|
Invenções
|
Prensa de Gutemberg/ Inventos de Leonardo
da Vinci/ Inovações Técnicas.
|
OBS:
Os nomes informados na coluna “Representantes” são apenas sugestões
CULMINÂNCIA
Cada grupo terá um espaço disponibilizado
pelo professor, onde deverá ser fixado o seu painel.
A abordagem que os alunos retrataram por
meio do tema deverá ser mais criativa e prática. O que se pretende é uma
abordagem mais personalizada: o Renascimento revisitado pelos alunos.
DATA: 02 de agosto – 9horas
1- Organização dos painéis
*
Deve ser feito a partir do tema de cada grupo.
*Deve
inserir imagens com legendas e relacionadas ao tema.
*painel
ou banner (no tamanho de papel 40kg).
2- Apresentação
* Prepare-se para
apresentar, sem simplesmente fazer leitura de painel.
* A apresentação
deve contemplar as ideias centrais do tema de seu grupo.
* Não é necessário
que todo mundo apresente, entretanto isso deve ser consenso entre o grupo.
3-
Confraternização dos grupos:
Realizaremos um lanche coletivo e para isso cada grupo
deverá trazer um prato seguindo a divisão abaixo:
Grupo 1 - Prato de Salgado
Grupo 2 - Prato de Doce
Grupo 3 - Prato de Salgado
Grupo 4 - Prato de Doce
Grupo 5 - Prato de Salgado
Sugestões bibliográficas:
Tema: Renascimento
(a esquerda acessar os títulos: O Renascimento cultural europeu,
Renascimento artístico, Itália: o berço do Renascimento, Os principais artistas
italianos, A expansão do Renascimento, Artistas renascentistas)
Os seguintes aspectos devem estar presentes nas pesquisas (tema 2 ao 7) e
na elaboração do trabalho:
Tema Pintura:
Tema Escultura e Arquitetura:
Tema Literatura:
(ver a partir de A literatura
produzida no Renascimento: o classicismo)
Tema Astronomia:
(ver os Principais representantes) http://www.suapesquisa.com/renascimento/renascimento_cientifico.htm
(ver características principais)
(a partir da quarta linha)
(a partir do quarto parágrafo, ver
também o título sobre epidemias ao final da página)
Tema Invenções:
(guia com vários inventos,
destacar aqueles que são do período renascentista)
Para TODOS os
temas:
http://www.historiadigital.org/curiosidades/top-10-mentes-mais-influentes-do-
renascimento-cultural/
(ver
do título Artes Plásticas até Ciência Moderna, dependendo do tema do grupo) http://www.sohistoria.com.br/ef2/renascimento/p1.php
VÍDEOS DOCUMENTÁRIO
( Filosofia - Invenções )
Leonardo Da Vinci, a natureza da invenção
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR:
Ou acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZgoGc4FVj-w
LEONARDO DA VINCI
DOCUMENTÁRIO
CLIQUE PARA ASSISTIR:
ATIVAR LEGENDAS EM PORTUGUÊS
ATIVAR LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Ou acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=h2nNPm2Wy9c
Leonardo Da Vinci - Diário das invenções 3D
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR:
Ou acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=2Ewb5XxZKMM
DESEJO UM BOM TRABALHO DE PESQUISA PARA OS MEUS ALUNOS!!!
DESEJO UM BOM TRABALHO DE PESQUISA PARA OS MEUS ALUNOS!!!
3º BIMESTRE
PATRÍSTICA
"A
fé em busca de argumentos racionais
a partir de uma matriz platônica"
Desde
que surgiu o cristianismo, tornou-se necessário explicar seus ensinamentos às
autoridades romanas e ao povo em geral. Mesmo com o estabelecimento e a
consolidação da doutrina cristã, a Igreja católica sabia que esses preceitos
não podiam simplesmente ser impostos pela força. Eles tinham de ser
apresentados de maneira convincente, mediante um trabalho de conquista
espiritual.
Foi
assim que os primeiros Padres da Igreja se empenharam na elaboração de inúmeros
textos sobre a fé e a revelação cristãs. O conjunto desses textos ficou
conhecido como patrística por terem sido escritos principalmente
pelos grandes Padres da Igreja.
Uma
das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia
greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais. Esse projeto de
conciliação entre o cristianismo e o pensamento pagão teve como principal
expoente o Padre Agostinho.
"Compreender
para crer, crer para compreender". (Santo Agostinho)
ESCOLÁSTICA
"Os
caminhos de inspiração aristotélica levam até Deus".
No
século IX, Carlos Magno resolveu organizar o ensino por todo o seu império e
fundar escolas ligadas às instituições
católicas. A cultura greco-romana, guardada nos mosteiros até então, voltou a
ser divulgada, passando a ter uma influência mais marcante nas reflexões da
época. Era a renascença carolíngia.
Tendo
a educação romana como modelo, começaram a ser ensinadas as seguintes matérias:
gramática, retórica e dialética (o
trivium ) e
geometria, aritmética, astronomia e música (o
quadrivium ). Todas
elas estavam, no entanto, submetidas à teologia.
A
fundação dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir
uma produção filosófico-teológica denominada escolástica (de escola).
A
partir do século XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento
escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descoberta de muitas
obras de Aristóteles, descobertas
até então, e à tradução para o latim de algumas delas, diretamente do grego.
A
busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entanto, como
problema básico de especulação filosófica. Nesse sentido, o período escolástico
pode ser dividido em três fases:
Primeira fase - (do século IX ao fim do
século XII): caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e
razão.
Segunda fase - (do século XIII ao
princípio do século XIV): caracterizada pela elaboração de grandes sistemas
filosóficos, merecendo destaques nas obras de Tomás
de Aquino. Nesta fase, considera-se que a harmonização entre fé e razão pôde
ser parcialmente obtida.
Terceira fase - (do século XIV até o século
XVI): decadência da escolástica, caracterizada pela afirmação das diferenças
fundamentais entre fé e razão.
A Filosofia Árabe
Tal como os filósofos cristãos, também os árabes, tentaram conciliar o conteúdo da revelação com a filosofia. Pretendiam perpassar a obscuridade da fé com a luz da razão natural. O pensamento rígido do Corão e dos tradicionalistas chocou muitas vezes com a cosmovisão platónica e aristotélica, sobretudo nas concepções da criação e da ação divina sobre o mundo.
Os árabes tiveram contacto com a filosofia grega através dos territórios conquistados onde predominava a cultura helênica e assim conheceram obras gregas no campo da medicina, matemática e filosofia. Através da traduções feitas pelos judeus de Espanha dos comentadores de Aristóteles (Averróis), os europeus puderam conhecer a maior parte do corpus aristotelicum, que era desconhecido até então. O que mais se conhecia de Aristóteles era somente a lógica, depois, através dos comentadores árabes, juntou-se a metafísica (É um campo da Filosofia que se preocupa com a essência das coisas tipo: o que é real, o que é natural, e o que é sobrenatural. Ocupa-se também da relação do homem com a sua própria existência e a sua relação com o Tempo, Espaço, Causalidade e Possibilidade), a física, a ética e a psicologia.
Os
maiores filósofos árabes conhecedores de Aristóteles e que influíram profundamente
sobre o Ocidente latino-cristão, foram Avicena ( 980 d.C.- 1037 ) e Averróis
( 1126 – 1198 ).
( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência parte 1 e 2 )
TRABALHO PARA CASA INDIVIDUAL - FILOSOFIA – 7º ANO
(7º Ano)
Trabalhos – 30 Pts
Trabalhos – 30 Pts
TEMA: A FILOSOFIA ÁRABE
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARA PROVA DO 3º BIMESTRE
( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência parte 1 e 2 )
1) Os Califas
Islâmicos governavam um vasto território. Eles sabiam que o poder político e
conhecimento científico andavam de mãos dadas. No Séc. VIII d.C. o Califa Abdul
Malik criou uma reforma para facilitar a aquisição do conhecimento, inclusive
incentivando um idioma uniforme. (2,5
pts cada)
a) Que idioma foi esse?
b) Que livro serviu de inspiração para
que esse idioma fosse implantado em todo território?
2)
Explique segundo
o vídeo, o que foi o “MOVIMENTO DE TRADUÇÃO”: (10 pts)
3) Ainda segundo o
vídeo, diz a história, que o Califa Al-Mamun estava tão obcecado em busca do
conhecimento que enviou seu mensageiros de Bagdá para terras distantes, só para
pegar livros que ele não tinha, para incluí-los no movimento de tradução. De
que forma o Califa Al-Mamun recompensava os mensageiros que conseguiam esses
livros? (5 pts)
4) “Para muitos da
elite dominante do império Islâmico, o próprio conhecimento tinha objetivo de auto benefício”. Explique segundo o
vídeo: (10 pts)
Vídeo 01
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ocsveagHeV0
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ocsveagHeV0
Vídeo 02
Link: https://www.youtube.com/watch?v=rhfW7nOptfw
Link: https://www.youtube.com/watch?v=rhfW7nOptfw
* OBSERVAÇÃO: ESTE TRABALHO SERÁ
ANEXADO A PROVA. *
O VÍDEO FOI APRESENTADO DURANTE A
AULA E ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK ACIMA
( kdvc-amigo.blogspot.com.br )
“Seja
a mudança que você quer ver no mundo.”
Mahatma Gandhi
4º BIMESTRE
TRABALHO - FILOSOFIA – 7º ANO - 4º
BIMESTRE - ( 60 Pts )
William Hundert é um professor da St.
Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe
como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para
serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está
apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para
impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo
perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente
senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a
importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert
considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo,
chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre
Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
FILME “O Clube do
Imperador”, RESPONDA:
1
- A escola, St. Benedict’s, onde o professor
dava aulas usava uma filosofia de ensino baseada principalmente nos
ensinamentos dos grandes pensadores gregos e romanos. Era uma escola tradicional
americana que recebia filhos de grandes nomes da sociedade norte-americana. O
colégio tem como lema “o fim depende do
começo”. Na sua opinião o que esta afirmação quer dizer? ( 20 pts )
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 –
Em todas as aulas, era levantada a questão do
caráter, pois esse é o valor que mais importa para conquistar tudo o que
deseja, levando, assim, uma vida digna e saudável. Explique com suas palavras o
que quer dizer a seguinte afirmação. "o
caráter de um homem é o seu destino" Heráclito ( 20 pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
– Escreva
o que você entendeu sobre a seguinte frase: “Ambição e conquista sem contribuição não tem significado”. ( 20
pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Link do Filme “O Clube do Imperador”:
https://www.youtube.com/watch?v=0sIXdfWwMEE
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