Centro Educacional Missão de São Pedro
Ensino Religioso
Prof. Marcelo E.S. Costa
2º Bimestre
7º ANO – FUNDAMENTAL II – 4,0 PONTOS
TEMA: Deus acima de tudo – como entender Deus?
TRABALHO EM DUPLA
VÍDEO: Quem é Deus - Trechos do livro “Confissões” de Santo
Agostinho
TEMA: Deus acima de tudo – como entender Deus?
TRABALHO EM DUPLA
VÍDEO: Quem é Deus - Trechos do livro “Confissões” de Santo
Agostinho
DATA DA ENTREGA:
APRESENTAÇÃO = Turma 701 - 14 DE JUNHO
APRESENTAÇÃO = Turma 702 - 14 DE JUNHO
ATENÇÃO!!! TURMA 702 VAI ENTREGAR PARA COORDENADORA KELI.
POIS NA SEXTA-FEIRA 16/06/2017 É RECESSO ESCOLAR
1º
FOLHA CAPA
- NOME
DO ALUNO COMPLETO
- TURMA
- MATÉRIA
- PROFESSOR
2º
FOLHA
QUESTÃO
01:
CITE
3 ELEMENTOS DA NATUREZA PARA OS QUAIS Sto. AGOSTINHO FAZ UMA INDAGAÇÃO.
QUESTÃO
02:
O
QUE OU QUEM Sto. AGOSTINHO PROCURAVA?
QUESTÃO
03:
ONDE
Sto. AGOSTINHO ENCONTROU O QUE ELE PROCURAVA?
QUESTÃO
04:
O
QUE VOCÊ ACHA QUE Sto. AGOSTINHO QUERIA DIZER COM:
"Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos! ...”
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos! ...”
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Ensino Religioso
Prof. Marcelo E.S. Costa
2º Bimestre
9º ANO – FUNDAMENTAL II – 4,0 PONTOS
TEMA: QUAL O
SENTIDO DA VIDA?
TRABALHO EM
DUPLA
VÍDEO: QUAL O
SENTIDO DA VIDA?
Blog:
kdvc-amigo.blogspot.com.br
*
Trabalhos e Pesquisas (Ensino Religioso) *
DATA DA ENTREGA:
APRESENTAÇÃO
9 DE JUNHO
-
1º FOLHA CAPA
·
NOME DO ALUNO COMPLETO
·
TURMA
·
MATÉRIA
·
PROFESSOR
- 2º FOLHA
QUESTÃO 01:
·
O QUE O PERSONAGEM QUE APARECE PRIMEIRO ESTAVA BUSCANDO?
QUESTÃO 02:
·
QUAL O ÚNICO LUGAR NO QUAL O PERSONAGEM NÃO APONTOU?
QUESTÃO 03:
·
QUAL A *METÁFORA QUE O PERSONAGEM USA PARA DEFINIR O SENTIDO
DE SUA VIDA?
QUESTÃO 04:
- DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O
QUE É O SENTIDO DA VIDA:
Observação: * Metáfora é uma figura
de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido
que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança
entre dois termos.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Aula do dia 05/05/2017
Turmas: 900, 800 e 801
Tema: Amizade de Deus com o homem.
Texto trabalhado em sala de aula: "O Anel do Professor."
- Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho
força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada... que sou lerdo... um completo
idiota. Ajude-me, por favor.
O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: - Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou
tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor.
Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe
propôs: - Bem, se você me ajudasse, eu poderia
resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar...
- C... Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro.
O professor tirou um anel que usava no dedo
pequeno e disse ao garoto: - Monte meu cavalo e vá até o mercado
vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por
menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder.
Mal chegou ao mercado, o jovem começou a
oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas,
quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam-lhe as
costas, ignoravam-no. Somente um velhinho, vendo o sofrimento do rapaz, foi
simpático com ele, e lhe explicou que uma moeda de ouro era muito dinheiro por
aquele anel.
Um outro, tentando ajudar, chegou a oferecer
uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem, seguindo as orientações
do seu professor, recusou a oferta.
Abatido pelo fracasso, montou novamente o
cavalo e, muito triste, voltou para a casa do professor. Chegou mesmo a desejar
ter uma moeda de ouro e comprar aquele anel, mesmo que não valesse tanto,
somente para ajudar seu mestre.
Ao entrar na casa, relatou: - Professor, sinto muito, não consegui
vender o anel. É impossível conseguir o que o senhor está pedindo por ele.
Talvez eu possa conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas, não mais que isso. Não
podemos enganar ninguém sobre o valor deste anel.
- Você tem razão, meu amigo. Antes de tentar
vender o anel, deveríamos, primeiro, saber seu real valor. Não queremos enganar
ninguém, nem ser enganado, não é mesmo? Por favor, faça-me mais uma coisa:
Monte novamente o cavalo e vá até o joalheiro; quem melhor do que ele para
saber o valor deste anel? Diga-lhe que eu quero vendê-lo e pergunte quanto ele
pode ofertar, mas, atenção meu amigo, não importa o quanto ele ofereça, não
venda o anel ao joalheiro. Apenas pergunte o valor do anel e o traga de volta.
Ainda tentando ajudar seu professor, o jovem
foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro, então, lhe
disse: - Diga ao professor que, se ele tem pressa em vender o anel, não
posso lhe dar mais do que 8 moedas de ouro...
- 8????? Perguntou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, posso chegar a
lhe oferecer até 10 moedas, mas, só se ele não tiver pressa.
O jovem, emocionado, correu até a casa do
professor e contou-lhe tudo. – 8 moedas de ouro, uau! – exclamou o professor, e rindo, zombou: - Aqueles homens no mercado deixaram de fazer um bom
negócio, não é mesmo? – Sim, professor, concordou o menino, todo empolgado.
- Então, professor, perguntou o menino, o
senhor vai vender o anel por 8 ou por 10 moedas? – Não vou vendê-lo, respondeu
ele, fiz isso apenas para que você entenda uma coisa:
- Você, meu jovem, é como esse anel: uma jóia
valiosa e única. Mas, somente pessoas sábias podem avaliar seu real valor. Ou
você pensava que qualquer um poderia avaliá-lo corretamente? Não! Não importa o
que digam de você, o que importa é o seu real valor.
E, dizendo isso, colocou seu anel de volta no
dedo.
-
Todos nós somos como esta jóia: únicos e valiosos. Infelizmente, passamos a
vida andando por todos os mercados da vida, barateando nosso próprio valor,
pretendendo que pessoas mal preparadas nos valorizem. Ninguém deveria ter a
força de nos fazer sentir inferior, sem o nosso consentimento. Cada um de nós é
especial, pois foi Deus que nos fez.
Proposta: Depois da leitura do texto e de alguns debates os alunos foram motivados a criarem histórias em quadrinhos, onde relataram a "AMIZADE DE DEUS COM O HOMEM, NAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO."
Deus está com você em qualquer lugar, em todos os momentos, sob quaisquer circunstâncias. Ele jamais abandona você. Permita-se sentir o toque, o carinho de Deus por você através desse vídeo.
** VEJA ABAIXO ALGUNS TRABALHOS **
Parabéns queridos alunos!!!
Deus abençoe!!!