"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo"
(Merleau - Ponty)

I - Trabalho – 30 Pts
1º BIMESTRE
9º Ano:
MATÉRIA: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NO SÉC. XX
(Filósofos: Imannuel Kant e Jean Jacques Rousseau)
(Filósofos: Imannuel Kant e Jean Jacques Rousseau)
· Tema: Análise Filosófica do Filme ¨MATRIX¨
Responda:
1) QUAL O PODER DA ¨MATRIX¨?
2) EM QUE SENTIDO AS MÁQUINAS ALTERAM O COTIDIANO DO HOMEM?
3) ASSIM COMO A ¨MATRIX¨ POSSUI UM SISTEMA DE REGRAS, CUMPRIMENTOS E ORGANIZAÇÕES, A NOSSA REALIDADE TAMBÉM POSSUI. PROGRAMAS QUE FOGEM DOS PADRÕES DE REGRAS A SEREM CUMPRIDAS SÃO ELIMINADOS, ASSIM COMO NA NOSSA REALIDADE AQUELES QUE FOGEM DOS PADRÕES DE NOSSAS REGRAS SÃO PUNIDOS. QUAL FILÓSOFO QUE CONDUZ O O SEU RACIOCÍNIO A ESSA REALIDADE, ATRAVÉS DE REGRAS E LEIS QUE SÃO IMPOSTAS NA SOCIEDADE?
2) EM QUE SENTIDO AS MÁQUINAS ALTERAM O COTIDIANO DO HOMEM?
3) ASSIM COMO A ¨MATRIX¨ POSSUI UM SISTEMA DE REGRAS, CUMPRIMENTOS E ORGANIZAÇÕES, A NOSSA REALIDADE TAMBÉM POSSUI. PROGRAMAS QUE FOGEM DOS PADRÕES DE REGRAS A SEREM CUMPRIDAS SÃO ELIMINADOS, ASSIM COMO NA NOSSA REALIDADE AQUELES QUE FOGEM DOS PADRÕES DE NOSSAS REGRAS SÃO PUNIDOS. QUAL FILÓSOFO QUE CONDUZ O O SEU RACIOCÍNIO A ESSA REALIDADE, ATRAVÉS DE REGRAS E LEIS QUE SÃO IMPOSTAS NA SOCIEDADE?
- Mínimo de 5 linhas
- Em dupla (pode fazer individual)
- NÃO É CARTAZ (trabalho c/ capa e folha com o assunto)
- Apresentação: 901 (30/03/2015)
902 (01/04/2015)
902 (01/04/2015)
PARTE INTERESSANTE DO FILME :
"Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Mahatma Gandhi
II - TRABALHO - VALOR 30 PTS
( O CONTRATO SOCIAL - JEAN JACQUES ROSSEAU )
- INDIVIDUAL
- PARA PESQUISAR E COLAR NO SEU CADERNO (RESUMO)
- DESTACAR O QUE VOCÊ ACHOU DE INTERESSANTE E COMENTAR COM SUAS PALAVRAS (ESCRITO)
- APRESENTAÇÃO: 901 - 06/04/2015 e 902 - 08/04/2015
- MATÉRIA DE PROVA
FIM (1º BIMESTRE)
TRABALHO DO 2º BIMESTRE ( 60 PTS )
LINK:
http://kdvc-amigo.blogspot.com.br/p/trabalhos-e-pesquisas-filosofia.html
3º BIMESTRE
UTILITARISMO
Corrente
filosófica surgida no século XVIII, na Inglaterra, que afirma a utilidade como
o valor máximo no qual a elaboração de uma ética deve fundamentar-se.
Jeremy Bentham criou, na primeira metade do século XIX, o termo
utilitarian, como uma designação do conteúdo central de sua doutrina. Contudo,
foi Stuart Mill quem, pela primeira vez, empregou o termo utilitarianism, ao
propor a fundação de uma Sociedade Utilitarista (Utilitarian Society).
O
utilitarismo baseia-se na compreensão empírica de que os homens regulam suas
ações de acordo com o prazer e a dor, perpetuamente tentando alcançar o
primeiro e escapar à segunda.
Deste modo, uma moral que possa abarcar efetivamente a natureza
humana precisa voltar-se para este fato, conduzindo-o às suas últimas
consequências. Nesta perspectiva, a utilidade, entendida como capacidade de
proporcionar prazer e evitar a dor, deve constituir o primeiro princípio moral,
isto é, seu valor supremo.
O
utilitarismo foi igualmente denominado, na história da filosofia, de
radicalismo filosófico, uma vez que propõe uma reestruturação dos valores
éticos e, em alguns casos, como no pensamento de Bentham, uma reforma da
própria ordem social.
Baseada
apenas na obtenção de prazer individual, o utilitarismo, em sua concepção
filosófica, compreende a utilidade igualmente como felicidade, e esta, por sua
vez, como o maior prazer do maior número de pessoas.
Contudo,
o pensamento utilitarista de seus dois maiores representantes, Bentham e Stuart
Mill divergem em um ponto fundamental. A proposta de Bentham consiste em
encarar o prazer apenas no seu aspecto quantitativo, cabendo à razão calcular,
diante de cada ação, a quantidade de prazer implicada, de modo a poder
determinar se a ação deverá ou não ser efetuada. Assim, este filósofo pretende
fundar uma moral racional, que procede por um cálculo de tipo matemático.
Stuart
Mill elabora a crítica a esta compreensão, afirmando que uma consideração
fundamental do prazer não pode desconsiderar a perspectiva qualitativa, tanto
quanto a quantitativa. Deste modo, a razão utilitária deve proceder não apenas
através do cálculo, mas igualmente de modo a distinguir, dentre as várias
modalidades de prazer, aqueles que são mais desejáveis e valiosos.
Somente através desta discriminação, é
possível postular a primazia dos prazeres intelectuais e afetivos sobre os
sensíveis, de modo a superar a compreensão hedonista vulgar, bem como o
egoísmo.
O
utilitarismo perdura, como corrente filosófica, ainda que comportando
diferentes compreensões e desdobramentos, até nossos dias. Os principais
representantes desta doutrina, desde o século XVIII até hoje, são: além dos
citados, James Mill, seguidor de Bentham e pai de John Stuart, Henry Sidgwick,
J. C. Smart, Moore, Singer, Karl Popper e J. Rawls.
TRABALHO AVALIATIVO ( 60 pts )- FILOSOFIA – 9º ANO
Em dupla ou individual
( 3º BIMESTRE )
TEMA: UTILITARISMO
1 - Segundo o vídeo (Globo Repórter - Os Novos Caminhos do Cristianismo / Luciano Hulk "Um por todos e todos por um") assistido em sala de aula, faça uma análise se existe ou não, alguma relação entre a FILOSOFIA RADICAL do UTILITARISMO e o CRISTIANISMO e cite uma cena do vídeo que levou você a essa reflexão
ANÁLISE DE VÍDEOS
VÍDEO 01
VÍDEO 02
Luciano Hulk
"Um por todos e todos por um"
O quadro, que ajuda a realizar sonhos de empreendedores sociais
Link: https://www.youtube.com/watch?v=E8C-29al8os
Mais notícias:
link::http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/08/emocao-banda-do-interior-de-minas-ganha-sede-e-instrumentos-musicais.html
4º BIMESTRE
Mais notícias:
link::http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/08/emocao-banda-do-interior-de-minas-ganha-sede-e-instrumentos-musicais.html
4º BIMESTRE
Totalitarismo
Totalitarismo é um
sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do
governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da
democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e
toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa
haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles
acabam ficando as margens do poder.
Outras
características dos regimes totalitários:
- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de
oposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Exemplos
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes que
vigoraram em alguns países da Europa (Itália – Benito Mussoline, Alemanha – Adolf Hitler , Espanha – General Francisco Franco e Portugal – Antônio de Oliveira
Salazar ) durante as décadas de 1930
a 1940.
TOTALITARISMO (PESQUISA - 60 Pts)
EXISTENCIALISMO
Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana.
É também um fenômeno cultural, que teve seu apogeu na França do pós-guerra até meados da década de 1960, e que envolvia estilo de vida, moda, artes e ativismo político. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.
Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.
O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.
Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou que esta essência fosse um atributo de Deus. Portanto, para um existencialista, não é justo dizer "sou assim porque é da minha natureza" ou "ele é assim porque Deus quer".
Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. O existencialismo, desta forma, coloca no homem a total responsabilidade por aquilo que ele é.
É também um fenômeno cultural, que teve seu apogeu na França do pós-guerra até meados da década de 1960, e que envolvia estilo de vida, moda, artes e ativismo político. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.
Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.
O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.
Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou que esta essência fosse um atributo de Deus. Portanto, para um existencialista, não é justo dizer "sou assim porque é da minha natureza" ou "ele é assim porque Deus quer".
Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. O existencialismo, desta forma, coloca no homem a total responsabilidade por aquilo que ele é.
9º ANO - PROVA DO 4º BIMESTRE
DISCURSIVA COM CONSULTA NO CADERNO.
·
TEMAS QUE FORAM
ABORDADOS EM 2013:
( ) A
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NO SÉC. XX / ( ) PENSAMENTO TECNICISTA / ( ) FLUXOS DE INFORMAÇÃO / (
) UTILITARISMO / (
) TOTALITARISMO / ( ) EXISTENCIALISMO.
Observação: O aluno deverá escolher ( marcando com um X ) APENAS
UM TEMA e desenvolver segundo a
sua conclusão sobre o assunto.
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