domingo, 24 de abril de 2011

Muitas vezes ouvimos falar sobre a fé, mas o que é a fé?


Pegue a Bíblia em Hebreus 10, 32-39.

“Nós não somos desertores, para nossa perdição. Perseveramos na fé, para a nossa salvação” (versículo 39).


O que podemos entender por fé? Crer é esperar. Só espera quem acredita.
Estamos vivendo a Páscoa e celebrando o mistério do Deus que deu sua vida por nós. Mas as vezes não entendemos o que isso quer nos dizer. Jesus morreu na cruz, não foi por causa de nós, mas de você, de mim. Se você fosse a única pessoa que tivesse cometido pecado, Jesus morreria só por você e ressuscitaria por você, pelo valor que você tem para Deus.

O Pai do Céu mandou Jesus para morrer numa cruz, para que você soubesse de uma coisa: o quanto Deus te ama. Há um Deus apaixonado por você, capaz de entregar a vida por sua causa.

A fé nos faz esperar na certeza de que Deus não nos abandona, de que o socorro virá. Isso é o que podemos esperar de Deus. Você deve esperar de Deus que você nunca estará sozinho, que a salvação virá após esse vale escuro.

Deus não assiste a sua luta de longe e no momento que você tropeçar, Ele não vai te deixar cair. Você precisa acreditar que isso é verdade, e quando acreditamos nessa verdade a esperança muda.

Há um segredo para vencer as dificuldades: aceite-as. Porque aquilo que você não aceita não consegue transformar. Aceite suas dificuldades, esse é o primeiro passo para você vencê-las. Aceite suas imperfeições, esse é o primeiro passo para superá-las.

Quem sofreu entende o sofrimento do outro. A gente não tem direito de julgar as outras pessoas, achando que sabemos o que é o certo. Muita vezes, ao repreender alguém estamos faltando com a caridade com aquela pessoa e empurrando-as para a tristeza e desânimo. É preciso conhecer a luta daquela pessoa para compreendê-la e ter paciência com o processo do outro.

As nossas tribulações vão nos tornando pessoas melhores, e Deus usa até do que foi podre no nosso passado para ajudar aqueles que vivem nas mesmas situações.
"Fé é você aderir a vontade de Deus"

Não pense que depois de ter deixado um pecado para trás o demônio vai te deixar sossegado. Ele vai atrás de você porque é orgulhoso e não aceita que te perdeu para Jesus. Além disso, ele é como um chefe de quadrilha, que quando perde alguém quer matar aquela pessoa, porque ela sabe demais. Ele sabe que, com sua conversão, você vai ser um instrumento poderoso para salvar outras pessoas e quer evitar isso.

O Espírito Santo nos ensina a continuar firmes e fiéis mesmo quando tudo coopera para largarmos tudo e desanimar. Mas quando tudo estava contra você, Deus estava a seu favor e te tornou firme e inabalável. Nós não somos de perder o ânimo para nossa ruína. O cristão não é um homem que desanima, mesmo quando vem essa vontade. Nós não desanimamos porque sabemos que nosso desânimo é nossa ruína, mas aí é que nos aferramos com Jesus.

Deus te ama e cuida de você. Nós somos de Cristo e temos a certeza de que Deus é por nós, que Ele age em nosso favor. Essa é uma certeza absoluta dentro de nós.

A pessoa morre quando perde a esperança, e essa palavra nos ensina a esperar. Não abandoneis a vossa coragem, cita o versículo 35. Não abandone sua coragem, o Espírito Santo tem feito de você uma pessoa corajosa.

Coragem é agir com o coração, quando você se sente tentado a se desesperar, você deve agir com o coração. Isso não é sentimentalismo, mas é agir naquele lugar onde Deus fala com você, não se afasta de Deus quem decide com o coração e com Ele persevera. Tudo o que você faz sem colocar o seu coração leva você ao pecado. Esse é um um critério para você o que é pecado na sua vida. Tudo o que você faz sem amor, sem convicção, sem fé, leva você ao pecado.

Nós que somos de Jesus precisamos colocar o coração em tudo o que fazemos e agir com coragem. A vida eterna é a transformação de tudo o que vivemos (…) Quando você é cheio do Espírito Santo, você experimenta o gostinho do que é a vida eterna. Mas isso é só o 'tira-gosto', só uma palhinha do que virá.

“De fato, é preciso que persevereis para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu” (versículo 36).

Perseverar equivale a acreditar e esperar. Se nós apresentamos a Deus um pedido mas a resposta não vem. Nós não podemos desistir, mas devemos manter a fé, continuar acreditando na Palavra de Deus. Enquanto nós perseveramos, Deus nos torna cada vez mais fortes.

O que Jesus nos prometeu? Qual é o sinal que nós temos para acreditar nessa Palavra? A Palavra de Deus tem o poder de perdoar os pecados, de alimentar e curar. Ele tem o poder de perdoar os pecados, porque é o Jesus ali, o Verbo Encarnado, Jesus vivo e ressuscitado. Quando você abre a Palavra de Deus com fé, o Espírito Santo torna Jesus presente. Quem de nós nunca sentiu no coração um vazio? É a Palavra de Deus que alimenta nosso coração e ela irá nos curar também.

Nossa Igreja Católica recebeu a incumbência de ir ao encontro dos doentes para a cura das enfermidades. Essas curas são um sinal de que uma vida nova está começando para nós. As curas são os primeiros sinais da vida eterna que dissipa a morte. Quando as pessoas se unem com fé e pedem a cura dos doentes, as curas acontecem.

Quando Jesus voltar na sua glória não será um dia de tristeza mas de uma alegria incrível porque todos nós vamos receber a vida de Jesus e vamos vivê-la eternamente.

A vida trazida por Jesus não vem somente pela palavra que desperta a fé, mas pelas curas que restauram os doentes. E devemos esperar até mesmo os milagres. As curas servem para nos lembrar que toda dor e toda morte vão acabar. Assim com uma doença grave é sinal de que a morte está por perto, as curas são sinais de que Deus e a ressurreição está presente. Deus nos devolve a vida e sentimos um nascer de novo.

Nesse sábado, vamos tocar na certeza de que Deus está presente. Enquanto você faz a virada da páscoa, Deus quer fazer uma virada em sua vida. Jesus te salvou, você vai ressuscitar. Uma vida eterna te espera, uma vida de benção, uma vida boa... em que consiste essa cura? Jesus levou as nossas enfermidades e carregou sobre si nossas doenças e fraquezas. A força de vem de Jesus está na capacidade que Ele tem de sofrer, Ele nos cura carregando nossas enfermidades, é em suas chagas que somos curados. Fomos restabelecidos na comunhão com Deus.

Você quer receber esse toque de Jesus?

(Parte da pregação na Semana Santa na Canção Nova)
Márcio Mendes Missionário da Comunidade Canção Nova, estudante de teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário