sábado, 14 de maio de 2011

VOCÊ AGE E MODO POSITIVO OU NEGATIVO?

 “Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”.  
                                      Sir Winston Churchill, estadista britânico

Identificar qual é o seu principal padrão de pensamento é o primeiro passo para começar a agir e pensar positivamente e alcançar mais sabedoria.
Muitas vezes fazemos um julgamento equivocado sobre nós mesmos. O reconhecimento do nosso comportamento é nosso maior aliado nesta transformação. Uma pergunta bem popular mostra-se bastante útil para descobrirmos se agimos ou pensamos positivamente, ou não:
 “se você observar um copo com água pela metade, você diria que ele está meio cheio ou meio vazio?”
Pessoas que enxergam o copo meio cheio sempre têm uma visão otimista dos seus problemas. Não são super-heróis que não se abalam com nada. Pelo contrário, sentem-se balançadas quando enfrentam alguma dificuldade, mas rapidamente reagem e começam a procurar soluções.         Sentem-se ricas, independentemente da sua situação financeira.Sabem ser felizes com as coisas mais simples e transformam grandes dificuldades em aprendizado.Procuram soluções e não problemas.
Pessoas que enxergam o copo meio vazio sempre transformam pequenos problemas em tragédias; comemoram pouco as vitórias e têm baixa autoestima. Dificilmente reconhecem que são negativas, ou que são os culpados por suas próprias desilusões – os responsáveis são sempre os outros ou as situações da vida. Vivem dizendo: se eu tivesse tempo, se eu fosse jovem, se eu tivesse dinheiro... E assim a vida vai passando.
No final de 2008 muitas empresas brasileiras passaram por momentos difíceis por causa da crise mundial. Alguns empresários estão reclamando até hoje e usando a tal crise como desculpa (e ela até já passou); outros, arregaçaram as mangas e mudaram sua gestão, reduzindo gastos e criando novas oportunidades.
Na época, dois amigos meus ficaram desempregados.Já estamos em 2010 e um deles continua dizendo que nunca mais vai conseguir um emprego tão bom; o outro aproveitou a crise, mudou de área e hoje diz com alegria que a sua demissão foi o maior presente em sua carreira profissional.
Quem age positivamente não gasta seu tempo reclamando das pessoas e das situações, mas investe sua energia em construir. Desse modo, vai desenvolvendo uma mente positiva.
Ações construtivas colaboram para isso. Uma mente com tal qualidade cria padrões favoráveis e desejáveis, em vários aspectos da sua vida.
Pessoas positivas alcançam mais sucesso na vida pessoal e profissional. Quem gosta de estar ao lado de alguém que só sabe reclamar e ver os defeitos das pessoas? Quem se sente bem com pessoas que não têm fé no futuro e não confiam em ninguém? Agora, que tipo de pessoa você é. Responda às seguintes questões – você:

  • costuma reclamar ou agradecer mais?
  • Presta mais atenção nos defeitos ou nas qualidades?
  • Sente-se injustiçado ou valorizado no seu trabalho?
  • Sente-se amado ou abandonado?
  • Acredita em uma força maior ou é totalmente cético?
  • Acha que as pessoas estão evoluindo ou regredindo?
  • Tem facilidade em perdoar e confiar?
  • Costuma ficar se comparando aos outros?
  • Tem sonhos, ou a vida o está levando aleatoriamente?

        Nosso mundo precisa de ações e mentes positivas. É daí que vêm a nossa esperança e a nossa fé. Sem a primeira. Sem a primeira não acreditamos em um amanhã melhor. Sem a última, não temos forças para agir e mudar o que precisa ser mudado. As grandes transformações de mundo foram feitas por mentes positivas: Jesus, Buda, Gandhi, entre outros.
  As grandes destruições no mundo foram realizadas por mentes negativas que perderam a fé na humanidade: Hitler, Stalin, Idi Amin Dada.
Tenha coragem e inicie essa transformação em você: comece agindo de modo positivo. Seu pensamento se transformará, assim como sua vida.

Autor: William Woo - 2010

Um comentário: