quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA: Ora Et Labore



Nem demais ou céu, nem demais a terra
dizia São Paulo em sua exortação ao equilíbrio das coisas.

Em Paris existe o Museu de D’Orsay. Lá está a “Igreja de Auvers”, pintada por Vicent Van Gogh. Pouca gente sabe que ele pintou somente nos últimos dez anos de sua vida, isto talvez como lágrimas. Ele queria mesmo é ser ministro da igreja, mas seu temperamento agressivo não permitiu. Era nervoso demais e não o aceitaram, comentou um monge beneditino de um mosteiro próximo: “Penso que se Van Gogh fosse devidamente aconselhado a ter paciência, a sua vida poderia ser diferente, mas o que temos é uma vida de guerra. Vivia às custas do irmão. Sentia-se fracassado na igreja e na arte. Como um guerreiro que não suporta a espera do amanhã, pintou a igreja e se matou. Aos gênios as vezes falta paciência.”
Certamente Van Gogh não chegou a ler La Fontaine: "Muitos problemas são resolvidos através do esforço, mas existem outros que exigirão “ falta de esforço. Paciência e tempo dão mais resultado do que a força e a raiva.”
Ora et Labore. (Oração e Trabalho). É o que está escrito nas portas dos Mosteiros Beneditinos. Dizem que os mosteiros foram criados no período da “baixa Idade média”. Formaram os mosteiros os homens que queriam descobrir o que realmente era importante na vida. Ora et Labore é o exercício da paciência. Cada dia tem o seu tempo dividido entre oração e trabalho. Oração em excesso pode levar à preguiça. Muito trabalho leva à cobiça. “ Nem demais ou céu, nem demais a terra” dizia São Paulo em sua exortação ao equilíbrio das coisas.
No silêncio da oração o monge pensa no seu trabalho, descobrindo a beleza de fazer o que não gosta, isto porque todo trabalho é trabalho e a beleza está em fazer bem feito. Deus não está nas coisas mal feitas. E nos mosteiros de São Bento espalhados pelo mundo, dia a dia o monge acorda, faz suas orações e trabalha. Passos firmes e bem dados. Se for preciso, recomeça. O Papa Pio XII disse um dia que muitas vezes na vida é necessário recuar um passo, para poder avançar outros três. Você já pensou nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário