terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aulas para o 2º ANO do Ensino Médio.

Da fama ao esquecimento

FAMA REPENTINA AINDA É A META DE MILHARES DE PESSOAS NO BRASIL E NO MUNDO: MUITOS CONSEGUEM, MAS A MAIORIA VOLTA PARA O ANONIMATO COM A MESMA VELOCIDADE

"Ai de quem confiar plenamente na fama: mais cedo ou mais tarde ela lhe trairá, sem dó algum, sem resquícios de piedade. E irá embora para sempre, feito mulher gentil e atraente que só esperava pelo momento oportuno para dar um grande golpe, doído e fatal".
 Com essas palavras o escritor Espanhol Antonio Muñoz Molina abre um de seus livros de maior sucesso, "Carlota Fainberg", no qual ele discorre sobre as armadilhas, as decepções e os prazeres vividos por quem viveu a fama na pele ou está disposto a tudo para entrar no mundo do estrelato.
 Apesar dos conselhos dados por Molina (...a fama é um brinde especial, uma faca sem cabo, um carro sem freios, um bule sem asa, uma arma traiçoeira...) conseguir reconhecimento popular continua sendo a meta de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Mas se é grande o número dos que conseguem chegar lá, não faltam exemplos, na mesma proporção, dos que atingiram o sucesso de forma repentina mas voltaram ao anonimato na mesma velocidade.

"O único lugar em que sucesso
 vem antes de trabalho
 é no dicionário"
(Albert Einstein, físico alemão)


(Parte do texto que é trabalhado em sala de aula e que vem
ilustrar uma série de documentários
que vamos assistir em vídeo)
 
PARTE DO VÍDEO
 
 
 
OBJETIVOS GERAIS:
O Ensino Religioso Escolar tem em vista objetivos e características próprios da escola; pretende-se que seja parte da formação integral da pessoa, abrindo espaço para discutir e aprofundar a relação com o transcendente, com as pessoas e com a natureza. Desse ensino podem participar com proveito também os que não optaram por uma religião definida, uma vez que ele ajuda a entender melhor a humanidade e a vida.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário